Encontros Conferências Seminários

Ciclo de conferências “Interculturalidade versus exclusão”

Beja, 10, 11 e 12 abril 2018
Instituto Politécnico de Beja (Auditório ESAB / Escola Superior de Educação de Beja)

flyer-conferencias-FINAL-NETIntegrado no Festival Diálogo – Diálogos Interculturais de Beja, este Ciclo de Conferências com debate recebeu comunicações de José Falcão (Associação SOS Racismo): “Haverá Racismo em Portugal?”; Alberto Matos (Associação Solidariedade Imigrante): “Interculturalidade no Distrito de Beja”; e Gisela Cañamero (Associação Arte Pública): “ACTOS – Pedagogia Artística para a Inclusão”. A valorização da diversidade e contribuir para o fim da estigmatização étnica da comunidade cigana são alguns dos principais objetivos do Festival Diálogo — uma produção da cooperativa Glocalmusic, contando com as parcerias da AMEC Portugal, do Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal, entre outras, e com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações.

 


Mesa-redonda “A Habitação nas Comunidades ciganas: reflexão e práticas de intervenção”

Faro, 7 dezembro 2017
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC-UAlg)

Contando com a presença da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho. Iniciativa promovida núcleo de Faro da EAPN/Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com Fundação António Silva Leal, ACASO, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e Projeto FLICC. Participaram, além de Prudêncio Canhoto pela AMEC, Vera Santos (Conselho Local de Cidadãos de Faro), Alexandra Giesta (presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), Juan Reyes (diretor da Fundación Secretariado Gitano, da Andaluzia), e Liliana Cruz e Inês Vaz (psicólogas na divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras).

 


Seminário “Cultura Cigana e Integração Social: Sucessos e insucessos num caminho atribulado”

Montemor-o-Novo, 30 novembro 2016
Sede da CerciMor

No âmbito do projeto “CIGA+ CAPACITAR, FORMAR E INTERVIR COM COMUNIDADES CIGANAS NO ALENTEJO”, pela Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado (entidade promotora); em parceria com Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, CerciMor – Cooperativa de Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e a AMEC – Associação de Mediadores Ciganos de Portugal.

O Seminário tem como objetivo partilhar informação sobre a história da cultura cigana, apresentando testemunhos de ciganos que se considerem inseridos na comunidade e que, de algum modo, consigam conciliar a vida pessoal, profissional e social, de acordo com as exigências da sociedade maioritária. Participação de Prudêncio Canhoto pela AMEC, com a comunicação “A importância da Mediação na comunidade cigana”.

seminarioCERCIMOR2016


backarrow