Festival Diálogo 2018

BannerNET_FestivalDialogo_Beja.png

O Festival Diálogo — Diálogos Interculturais de Beja, realizado no dia 14 de abril 2018, produzido pela cooperativa Glocalmusic, foi antecedido de diversas actividades a partir do dia 8 de abril, Dia Internacional dos Ciganos. Uma semana de programação intercultural, de 8 a 14, em diversos pontos da cidade, a culminar com o “Dia D” de “Diálogo”, sábado 14 de abril, na Praça da República, coração do centro histórico de Beja.

Apresentação e objectivos: Partindo do pressuposto de que um maior conhecimento da cultura cigana e das pessoas da sua comunidade, poderá por si mesmo conduzir uma maior valorização desta cultura e do indivíduo cigano; pretendemos com este projeto de actividades contribuir para essa valorização cultural e humana, no sentido de ajudar a ultrapassar os complexos discriminatórios. Contudo, as comunidades ciganas estão ainda longe de alcançar, por parte da restante população, o merecido respeito pela diferença, a qual se expressa nas suas riquíssimas tradições, cultura e vivência. É necessário dar a conhecer e valorizar a cultura cigana, no sentido de atingir a igualdade de tratamento. A intermediação cultural e o diálogo de culturas pode assumir, de parte a parte, um papel muito importante nesse “conhecer para valorizar”. [fonte e +info]

Produção: Cooperativa Glocalmusic – música criativa.
Entidades parceiras: Associação de Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC); EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Beja (Beja); Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança (Beja); UF de Santiago Maior e São João Baptista (Beja), entre outras. Apoio: Alto Comissariado para as Migrações (ACM).


Cartaz e programa:

Flyer_prog-FestDIALOGO-h.png


backarrow